"" ✔ segantcadenes: Respire na hora da crise

Respire na hora da crise

Ataques de ansiedade e pânico . costumam afetar o ritmo da irespiração e causar um fenómeno conhecido como hiperventilação. Em meio à crise, a vítima tende a inspirar e expirar o ar com uma intensidade exagerada, o que desequilibra o fluxo de oxigénio e gás carbónico e propicia tonturas, palpitações e dores no peito. Buscando uma solução para esse descompasso, a psicóloga Alicia Meuret, da Southern Methodist University, nos Estados Unidos, criou uma técnica de respiração capaz de frear a hiperventilação. "Ensinamos aos pacientes diversos exercícios que trabalham a velocidade, a profundidade e a regularidade durante a respiração", explica neste post.

"O objetivo é mostrar a esses indivíduos como as mudanças durante a inspiração e a expiração podem repercutir sobre as emoções e os sintomas do seu problema."

COMO É A TÉCNICA?




Ela se vale de um aparelho, o capnômetro, que mensura a quantidade de gás carbônico na respiração. Com a medida em mãos, fica mais fácil acertar a cadência entre a entrada e a saída de ar. Os exercícios são feitos duas vezes ao dia para prevenir novas crises e, no caso de um ataque, minimizar seu impacto. Mudanças no comportamento reprodutivo e nos hábitos femininos coincidiram com o aumento da prevalência do câncer de mama no Brasil nas últimas décadas. "Dados de Goiânia, em Goiás, que foram coletados entre 1980 e 2010 e são considerados referência no país, revelam um crescimento de 200 a 300% na incidência da doença nesse período", divulga Afonso Nazário.

Embora seja difícil apontar com precisão os responsáveis pelo crescimento espantoso da doença, é indiscutível que, ao longo dos anos, as mulheres passaram a ter menos filhos e a engravidar mais tardiamente, o que favorece o mal (veja a explicação na página seguinte). "0 estresse, a depressão e a obesidade também estão entre os percalços do cotidiano moderno associados ao descompasso celular", ressalta Nazário.

Apenas cerca  : de 20% dos tumores mamários surgem em mulheres com casos desse câncer na família e têm a ver só com uma espécie de destino genético. De 70 a 80% dos registros da doença são esporádicos. Ou seja, independentes de histórico familiar, eles estão relacionados aos hábitos

Nenhum comentário:

Postar um comentário